Olá! Vem cá ver a lista de itens favoritos da semana de 24 a 30 de abril de 2023 :)
📖Paixão Simples, Annie Ernaux: o livro da Annie Ernaux lançado mais recentemente no Brasil foi um soco no meu estômago. Ela faz um relato, em apenas 61 páginas, do período em que foi apaixonada e teve um relacionamento com um homem casado. Antes de tudo, eu gosto muito que ela não se desculpa ou se justifica em momento algum pela questão do adultério, da traição —assim como não se desculpa ou se justifica por ter feito um aborto ilegal, relatado no livro O Acontecimento. Ela simplesmente conta, sem autojulgamentos, sem moralismo. Não há certo ou errado, há o que aconteceu, o que se sentiu, a realidade.
Dito isso, a prosa dela é arrebatadora. Quem já foi apaixonado por alguém vai se identificar com os relatos sobre esperar pela pessoa, todos os pensamentos girarem em torno da pessoa, venerar a pessoa apesar de enxergar os defeitos/problemas, sentir que a vida vale a pena demais quando a pessoa está ali e é um tormento quando não está mais. Eu, que vivi uma paixão forte ano passado (e uma dor de término tão forte quanto) e estou sobrevivendo ao que parece ser o fim de uma breve paixão agora, fiquei muito muito abalada com esse livro. De ter sintomas físicos, como coração disparado e falta de ar com a forma com que ela conta o que rolou. Com certeza vou ler de novo, e talvez veja novas camadas. Annie Ernaux novamente me deixou em frangalhos, nota 10.
Um trecho da resenha do New York Times resume bem: “O triunfo da abordagem de Ernaux […] é apreciar emoções comuns ao passo que as eleva de sua banalidade […]. Um monumento às paixões que desafiam explicações simples”.
📺The Marvelous Mrs. Maisel: não sei se é impressão minha, mas por que não se tem falado tanto da última temporada de The Marvelous Mrs. Maisel, que está marvelous mesmo??? Sou grande fã da série desde o início, acho o texto primoroso, os atores impecáveis e o figurino nem tem o que falar. Mas acho que ela foi perdendo popularidade ou relevância ao longo do tempo, talvez.
De qualquer maneira, estou AMANDO a quinta e última temporada. Midge Maisel (Rachel Brosnaham), a protagonista, segue na batalha para fazer sucesso como comediante. Mas, como é a última temporada, os episódios já mostram Midge e outros personagens no futuro, tipo o que aconteceu com eles 20 anos depois. E há novos personagens ótimos também. Enfim, não há elogios suficientes para essa série, e este é o meu apelo pra que você veja também e venha comentar comigo. Os novos episódios estão no Prime Video, a cada semana um novo entra na plataforma.
🎶Ceilings, Lizzy McAlpine: Lizzy McAlpine é uma cantora que sempre apareceu pra mim em playlists do Spotify. Acho que o algoritmo pensava “você curte todas essas sad girls (Taylor, Lorde, Phoebe Bridges, Gracie Abrams), não é possível que não curta essa também!!”. Pois bem, ele acertou, eu curti.
Ceilings é minha música preferida da Lizzy até então, e pelo que vi é a mais bombadinha. Tenho ouvido no repeat há dias. Também amo Apple Pie, de um álbum anterior dela. Recomendo pra quem quer sentir muitos sentimentos com as melodias suaves e a voz aconchegante dela.
👔Succession Fashion: Que todo mundo em Succession é muito rico não há dúvidas, mas já me perguntei: quanto será que custa esta roupa que fulano está usando? Este sapato, este colar, etc. Fiquei sabendo nesta semana que tem um perfil que já faz este serviço. Succession Fashion revela as peças, as marcas e os preços de figurinos usados pelos personagens. Fiquei em choque (mas faz todo sentido) com os valores de itens usados por Shiv e Kendall e ri ao ver que os que usam peças mais “acessíveis” são primo Greg e Willa (também faz sentido).
Me lembrei do perfil que fazia (ainda faz, mas com menos frequência) o mesmo serviço, só que com peças usadas pelo Faustão em seu programa, o Faustão fashion. Os preços dos relógios dele são nível família Roy.
🎧Life Kit: este podcast se propõe a ensinar a viver melhor a vida possível por meio do que em inglês se chama de “life hacks” —basicamente, truques. Os episódios dão caminhos bem claros para coisas bem específicas e por vezes realmente difíceis de resolver. Por exemplo: como terminar com seu terapeuta, como limpar a casa quando você não está a fim, como fazer mala profissionalmente, como ter conversas sobre ISTs.
Life Kit é um podcast da NPR (National Public Radio, uma rede de rádio pública dos Estados Unidos, a mesma dos shows Tiny Desk), sempre tem um especialista falando e os episódios são bem curtinhos, alguns têm menos de 20 minutos. O tipo de ideia que eu gostaria muito de ter tido e colocado em prática, porém não tive e agora me resta consumir e aplaudir o trabalho alheio.
Estou pensando em uma forma de terminar as edições desta newsletter com algo diferente - uma diquinha de poucas palavras, um vídeo, um quadrinho, uma arte, qualquer coisa que tenha suscitado algum sentimento.
Nesta semana, vou deixar aqui o trabalho da Anna Clara Carvalho, artista que faz pôsteres, baralhos, pinturas. Me deparei com o perfil dela nesta semana e compraria várias coisas, mas por enquanto comprei (na loja Ofício) uma só: essa ilustração que mexeu muito comigo. Que a espada de Ogum nos encoraje e abra nossos caminhos.
Boa semana!
Amo Mrs Maisel, vamos comentar!