#65 - Bridgerton, Fortuna, pastinha de tomate
Olá! Vem cá ver a lista de itens favoritos da semana de 20 a 26 de maio de 2024
📺Bridgerton: Eu sei que tem muita gente fã mesmo de Bridgerton, que lê todos os livros, acompanha tudo com afinco, que tem este universo e estes personagens em seus corações. Se você é uma dessas pessoas, já te peço desculpas, porque talvez você não goste do que eu vou comentar aqui. Eu acho Bridgerton uma baboseira. Mas isso não quer dizer que não seja uma peça de entretenimento válida. É super, tanto que eu a trouxe aqui. Mas pra mim é aquela coisa perfeita pra você dar o play e desligar o cérebro.
Para quem não está familizarizado com o conceito, Bridgerton é uma série da Netflix baseada numa série de livros. As histórias são romances situados na Inglaterra, acho que ali no fim do século 18, começo do século 19. Cada temporada explora a trama de algum dos irmãos Bridgerton (são muitos) e suas aventuras e desventuras amorosas.
Bridgerton tem algo do universo de Jane Austen, de gente rica (ou falida) tentando achar marido, festinhas da sociedade, tramas sobre relacionamentos amorosos, de família, de amizade. Também tem um quê de Gossip Girl, pois há uma fofoqueira da galera que imprime jornaizinhos falando da vida alheia. Também tem, ou costumava ter, um pouco mais de cenas eróticas, cenas de sexo.
Ao mesmo tempo, Bridgerton é situada meio num universo paralelo, em que pessoas de diferentes etnias convivem normal e amigavelmente na alta sociedade. Por essas e outras que eu disse que é pra desligar o cérebro; se você for querer militar ou procurar alguma verossimilhança, nem vá.
Eu assisto Bridgerton como se fosse uma novelinha, a Malhação deles. A cada temporada sei que vão me oferecer um romance, umas tretas, umas fofocas, e é isso. Essa temporada é focada em Penelope (Nicola Coghlan) e sua busca por um marido, seu distanciamento da melhor amiga, seu amor até então não correspondido pelo melhor amigo.
Confesso que tenho achado a atual temporada a mais bobinha, a pior das três até agora. Isso me fez parar de assistir? Claro que não, vi os quatro episódios disponíveis até agora —mais quatro chegarão à Netflix em junho. É confortável, é gostoso terminar um dia e saber que tem um episódio novo de Bridgerton pronto para assistir. Acho uma bobagem, mas, como diz Val Marchiori, que nunca nos falte o supérfluo. Estarei lá dando meu play sempre que tiver temporada nova.
📺Fortuna: Outra série ótima para terminar o dia, para dar play tarde da noite e ir dormir feliz, entretida, leve. Fortuna é uma série da Apple TV+ protagonizada pela Maya Rudolph. É uma comédia com cerca de 30 minutos por episódio, dez episódios por temporada. A segunda estreou recentemente, e eu já estou devorando.
Fortuna conta a história de Molly, uma mulher que foi casada durante muitos anos com um bilionário da tecnologia. Ao fragá-lo com uma amante, ela terminou o relacionamento e ganhou uma fortuna. Molly também descobriu que existe uma fundação com o nome dela, que visa ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade e ongs.
Ela começa a se envolver com a fundação, com as atividades e com o pessoal que trabalha lá. Ainda assim, Molly conserva uns tiques e manias de rico, então é engraçado vê-la tentando se entrosar no mundo “real”, ao mesmo tempo em que leva uma vida boa demais pra ser verdade.
A série é muito carregada pelo carisma da Maya Rudolph, da MJ Rodriguez, que interpreta a chefe da fundação, e por outros coadjuvantes, os funcionários de Molly. É bem divertida, com boas sacadas. Recomendo demais.
🧴Cremes da creamy: De forma geral eu não cogito falar de produtos de estética ou saúde aqui, porque acho complicado indicar algo que funcina para o meu corpo mas pode não funcionar para o de outras pessoas. Cada organismo é um universo próprio e reage de seu jeito, enfim. Mas acho que hidratante não tem problema recomendar, né? Todo mundo e todas as peles precisam de hidratação.
Dito isso, minha pele do rosto é meio chatinha; ela às vezes dá espinha na zona T, às vezes fica muito seca, a ponto de descamar, um saco. Então sempre fico testando qual hidratante me serve melhor.
Nos últimos dias, tenho usado o Calming Cream, da Creamy, e amando!!! Ele hidrata muito bem, sem deixar a pele com a textura melecada ou oleosa. Tenho sentido que melhorou bem a secura e proporcionou um toque bem macio. Diz também que acalma a pele, é bom pra peles sensíveis, e o preço é bem ok, comparado a outros produtos. Virou meu melhor amigo no skincare, tô adorando.
Uso outros produtos da Creamy também, acho uma marca com um custo benefício legal e com embalagens ótimas (tem um mecanismo lá que você só gira a embalagem pra abrir, não tem tampa na maioria delas, acho tudo). Mas não me sinto confortável para indicar os outros itens que tô usando pois cada um é cada um, etc. Consulte um dermatologista para informações mais seguras!
🍅Pastinha de tomate: Tomate sweet grape é um dos meus tomates favoritos, e eu desenvolvi esta receitinha quando tava com uns aqui prestes a estragar. Na verdade nem sei se configura como uma receita de fato, é mais uma dica se você se encontrar nesta situação também ou quiser dar uma incrementada nos tomates do dia a dia.
O que eu faço é refogar bem os tomatinhos e amassá-los na panela a ponto de formar praticamente uma pastinha. O sabor fica mais apurado e fica uma delícia pra passar no pão, fazer uma refeição diferente, servir como um molho ou acompanhamento, enfim.
A “receita” é: para uma porção individual, uso mais ou menos umas 100 gramas de tomate cereja ou aquele sweet grape. Não sei quanto isso dá em unidades, mas é tipo um punhado cheio ou quanto a sua vontade pedir.
Rego uma panela pequena com bastante azeite (novamente não tem medida certa, o suficiente pra espalhar bem pelo fundo), coloco um dente de alho (opcional), sal e pimenta. Pico os tomates grosseiramente, não precisa ser muito picadinho, mas também não inteiros. E aí só frito e refogo em fogo de médio pra baixo. Conforme vão ficando mais molinhos, vou apertando-os com uma colher de madeira pra se “dissolverem”, ficarem uma pastinha. Demora só uns cinco minutos.
Aí tá pronto pra consumir como preferir. Eu gosto de fazer um pão na chapa e colocar essa pastinha, fica maravilhoso.
Na arte aleatória da semana, deixo aqui o trabalho da Barbara, uma ilustradora da Hungria que mantém o perfil joyfulsmolthings. Acho que já deu pra perceber que eu gosto desse estilinho de desenho animado, meio retrozinho, meio infantil, meio coisa de menina. Amo.
Ah, um recadinho: sei que estou em falta com as edições premium da newsletter, eu voltei de viagem atoladíssima de coisa pra fazer e não dei conta de fazer tudo. Mas nesta semana as edições extras voltam!! Considere se tornar um assinante especial aqui.
Boa semana =)