#89 - Messy, A Vida Sexual das Universitárias, a volta de Laurinha Lero
Olá! Vem cá ver a lista de itens favoritos da semana de 16 a 22 de dezembro de 2024 :)
Nessa última edição de aleatórios inéditos do ano —a da semana que vem será com os favoritos da audiência e um breve melhores do ano—, vou fazer um pouco diferente e deixar aqui um catadão de coisas que gostei nos últimos dias, de forma mais breve, para não segurar um item ou outro até o ano que vem. Então vamos lá.
🎵Messy, Lola Young: Essa música já está bombando no TikTok há algum tempo, e eu já tinha ouvido em alguma playlist do Spotify, mas só agora ela me pegou. Messy é um hit da cantora Lola Young, que estourou com essa música este ano. O refrão é muito, muito, muito bom. A letra fala sobre você nunca ser boa o suficiente pra uma pessoa, que vê defeito de qualquer jeito —o famoso “tudo que você faz te criticam”.
Vi dois vídeos no TikTok sobre ela que são muito reais. O primeiro é que a letra pode ser interpretada tanto sobre um parceiro amoroso quanto sobre relações parentais (quem já viveu isso sabe bem). E o outro era sobre como mulheres entendem muito bem esse tipo de sentimento. É uma música perfeita pra cantar a plenos pulmões e colocar a raiva pra fora.
📺Produção de Sonhos: Estreou no Disney+ este spin off de Divertidamente. É uma série curtinha, de apenas 4 episódios de pouco mais de 20 minutos cada, sobre o setor de Produção de Sonhos da cabeça da Riley, a protagonista. Tem uma trama “externa”, que é a mente lidando com uma festinha na escola da Riley, e a trama “interna”, que são as disputas corporativas e as mudanças ali no estúdio de produção de sonhos.
É uma série divertidinha, bonitinha e bem aquela coisa de ser complexa demais para crianças mas com uma trama bobinha demais para adultos. Mas eu gostei da parte complexa. O formato deles é como se fosse um mockumentary (The Office, Parks & Rec, Abott Elementary), é engraçado e inteligente.
Tem várias referências reais ao estudo dos sonhos (abordam coisas como sonambulismo e sonho lúcido, por exemplo) e também referências ao universo do cinema, como uma fala que remete ao filme O Sétimo Selo. Vale a pena, é rapidinha, educativa e um entretenimento bem fácil.
📺A Vida Sexual das Universitárias: Eu amoooo essa série, já falei mais detalhadamente sobre ela aqui antes. A Vida Sexual das Universitárias é uma série do Max cuja terceira temporada estreou recentemente.
Fiquei um pouco na dúvida se os novos episódios funcionariam, porque uma das protagonistas saiu da série —não é spoiler, a atriz Renée Rapp quis sair para se dedicar à carreira musical. Porém, com todo respeito, ela não tá fazendo muita falta. As tramas de cada menina seguem bem divertidas, e há personagens novos interessantes.
Eu gosto muito também de sentir um retorno ao Mindy Kalingverso, o universo de produções da Mindy Kaling (maravilhosa, diva). O humor e até algumas atuações são parecidos com Eu Nunca e The Mindy Project, por exemplo. Há ótimas piadas, um clima leve, discussões relevantes. Uma ótima comédia.
Gosta desta newsletter? Considere apoiar a produtora da favoritos aqui e receber posts extras e exclusivos todo mês!
🎧A volta de Laurinha Lero: Nesta semana, todos nós cronicamente online recebemos um verdadeiro presente de Natal. Laurinha Lero lançou um episódio novo de seu podcast, Respondendo em Voz Alta.
Para quem não conhece ainda o glorioso trabalho de Laurinha, primeiro eu gostaria de dizer que tenho inveja, pois você poderá ouvir tudo pela primeira vez e se deleitar com grandessíssimas pérolas. Mas, dando um resuminho, ela recebe mensagens e perguntas anônimas, por áudio, e responde com reflexões de vida, grandes pensatas. É muito engraçado, muito inteligente, muito incrível.
Fazia teeempo que ela havia parado de fazer podcast, para a tristeza de todos os fãs. Daí, do mais absoluto nada, Laurinha soltou um episódio novo dando a nós, ouvintes, suas dádivas de sabedoria e os exemplos de gente totalmente maluca que manda mensagem pra ela.
A Laurinha tem uma newsletter também, que eu assino, é deveras boa. Mas o podcast ainda tem lugar cativo em nossos corações (volte sempre, Laurinha).
🎥O Auto da Compadecida 2: Eu assisti a O Auto da Compadecida 2 no comecinho do mês e, por algum tempo, não pude falar nada sobre por conta do embargo para a imprensa. E, como eu assisti por conta do meu trabalho, eu acho que não é muito certo também eu escrever muita coisa sobre o filme aqui antes de sair a resenha lá —sai nesta quinta, eu compartilharei em meus stories no Instagram, me segue lá!
Mas, como já escrevi algumas reportagens sobre o filme, falarei aqui brevemente dele. Era muito difícil superar O Auto da Compadecida (1), que é um filme que beira a perfeição. Daí eu acho que o pessoal que fez este 2 não teve esta suposta superação como objetivo central. Acho que a ideia é mais oferecer ao público um reencontro com os personagens tão queridos, uma nova história que dá um quentinho no coração no fim de ano.
Dito isso, achei que os primeiros 30 minutos do filme, por aí, são bem confusos; há uma demora pra explicar o que aconteceu com os personagens, onde/como estamos encontrando-os hoje, quem são os novos personagens nesse contexto, qual é a história que está sendo contada ali. Depois que isso se estabelece, aí o filme caminha melhor. Mas é muito segurado pelas atuações belíssimas de todo mundo, pelos carismas dos amigos Chico (Selton Mello) e João Grilo (Matheus Nachtergaele) e pela trama sobre a amizade deles. É um filme conforto, do tipo que você ri e chora. Estreia em 25 de dezembro nos cinemas.
🍎Chips de maçã na airfryer: Eu tinha uma airfryer beeem antiga, até que ela quebrou no meio deste ano. Fiquei esperando alguma promoção pra comprar uma nova, mas acabou que eu ganhei uma airfryer num trabalho que fiz. Como em cavalo dado não se olha os dentes, não me atentei muito às particularidades dela e só comecei a explorar a bichinha nesta semana.
Eu descobri que, colocando a temperatura bem baixa por um longo tempo, é possível desidratar frutas e deixá-las secas/em formato de chips. Estou amando agora testar chips de frutas na airfryer.
Nesta semana, eu tinha duas maçãs aqui que já estavam há um tempão na geladeira, daí resolvi seguir esta receita da Rita Lobo de chips de maçã. Dá muito certo e fica uma delícia. Dá pra fazer com outras frutas também, mas aí tem que ver o tempo/a receita de cada uma.
🎶Tiny Desks da Billie Eilish e da Sabrina Carpenter: Falar que os shows do Tiny Desk são incríveis e muito legais é chover no molhado, mas este mês duas apresentações me deixaram numa sensação tipo “isso é MUITO bom, que prazer viver ao mesmo tempo em que essas artistas”, que foram os Tiny Desks da Billie Eilish e da Sabrina Carpenter.
O da Billie é belíssimo, é classudo, é de um nível altíssimo. Eu já ouvi um produtor e músico que sigo falar que ela canta bem baixo, o que é uma escolha e uma técnica vocal, e isso é muito difícil tecnicamente tanto pra ela quanto para a engenharia de som. Então assistir sabendo disso e de toda a complexidade envolvida ali deixa a experiência ainda mais uau. E eu gosto muito deste ábum que ela lançou em 2024, que é o que ela explora mais no Tiny Desk. Um deleite.
O da Sabrina é outra pegada, mas também é ótimo. Ela levou uma banda grande, com backing vocals, violinos, violoncelo, produção completa, e ficou belíssimo. Sabrina também explora o álbum que lançou este ano, que também é muito bom, e vai contando como criou cada música, da onde veio cada ideia, dando os bastidores da produção musical, o que eu adoro. E ela também faz uma espécie de posição sexual improvisada durante a música Juno. Tem que ver pra entender.
Você gostaria de ajudar esta humilde produtora de conteúdo local e colaborar com a edição especial de favoritos da audiência? Ainda dá tempo! Se você conheceu e gostou de algo que viu aqui nesta newsletter durante este ano, seja uma série, um livro, um filme, uma música, um artista, uma arte aleatória, uma receita, um produto, o que quer que seja: me conta, por favoooor? Deixa aqui nos comentários quais foram suas dicas favoritas, e elas podem ser celebradas no post de encerramento de ano ❤️
Na arte aleatória da semana, deixo aqui o trabalho da Deborah Barbosa, a @ilustriere. Ela faz essas artes engraçadas e coloridas e as vende também em adesivos. Acho que muito em breve vou comprar alguns.
Boa semana =)