Prazeres Aleatórios da Internet #3 - Bar de café
Olá! Este é o Prazeres Aleatórios da Internet, um spin-off da newsletter Favoritos Aleatórios da Semana. Conheça e se divirta com a aleatoriedade do dia
Meu algoritmo doTikTok tem certeza que eu sou três coisas: dona de casa, marombeira e barista. Entre muitos vídeos de pessoas lavando banheiros, cozinhando e mostrando treinos na academia, os que eu mais tenho gostado no momento são vídeos de pessoas fazendo cafés.
Mais do que isso, estes vídeos me deixaram obcecada por ter um bar de café. Mais precisamente, um canto em que você tenha máquina de espresso, cápsulas, louças, utensílios, xaropes, enfim. Tudo para fazer a mixologia de cafés.
Ironicamente, eu nunca fui a pessoa que gosta muito de café. Até os meus 22 anos eu não bebia café jamais, comecei a tomar num período em que trabalhava e estudava e precisava ficar acordada. Mas até uns dois anos atrás eu bebia muito raramente. Não sei exatamente como/quando essa chave foi virando, mas há alguns meses comprei minha maquininha de espresso e foi o melhor dinheiro que gastei. Ainda não gosto de café puro, mas fazer meu latte gelado no meio da tarde se tornou um dos melhores momentos do dia.
Não sou aquelas pessoas tipo sommelier de café, que sabe tudo e se importa muito com os melhores grãos, notas, torras, etc. Até tenho interesse em aprimorar este lado, mas também adoro café com açúcar, com leite, com xaropes, com chantilly. Tenho seguido vários perfis de pessoas que fazem cafés de formas diferentes, e agora meu objetivo até o fim do ano (se dinheiro eu tiver) é fazer um bar de café aqui em casa.
Seguem os perfis:
athg.homecafe: vídeos e fotos de cafés e chás, uns bem excêntricos, com diferentes preparos. Gosto que é tudo bem clean e bonito visualmente, quase um descanso para os olhos.
saturday.cafe: também muito clean e bonito, e eles mostram bem como preparar cada café, chá ou matcha. Quase tudo parece bem factível, ótimas ideias e inspirações.
cotton.samlee: frequentemente mostram duas preparações ao mesmo tempo, semelhantes mas com alguma diferença, tipo um latte com o leite por cima e café por baixo e outro latte com leite por baixo e café por cima; ou diferença entre dalgona café feito com uma garrafinha ou com uma peneira, enfim. Muito fã do trabalho deste perfil.
Barista.doha: ela faz vários tipos de cafés quentes e gelados e tudo parece muito fácil, mas é claro que tem técnica. Ainda assim, passa uma vibe bem caseira, gostosa, aconchegante, possível. E dá vontade de tomar tudo que ela faz, óbvio.
Cosette - at home barista: essa é uma doida que imprimiu todo o manual de bebidas da Starbucks e ensina a fazê-las em casa, com alguns truques, alguns upgrades, dependendo do caso. Eu tenho este gosto duvidoso de realmente apreciar bebidas lotadas de açúcar e xarope da Starbucks, então eu acho divertido ver a Cosette preparando essas coisas. Mas ela dá dicas boas em geral também e boas ideias de de bebidas pra testar.
Ah, se você tiver dica de algum perfil ou conteúdo online de que gosta muito e é bem aleatório, me conta! Deixa um comentário, vou adorar conhecer e quem sabe trazer a sua preciosidade da internet para esta newsletter =)
Obrigada, Fê. Acabo de ter um novo objetivo de vida: um bar de café em casa. Affeee. Te manterei atualizada.